sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sonhos, música e doce de leite





Fotos: João Caldas
escrito para a Revista Brasileiros
Edição n°14 - Setembro 2008
www.revistabrasileiros.com.br


Muitos textos já foram escritos e encenados sobre o sonho de deixar a terra natal para morar na cidade dos sonhos, mudar de vida. Parece que boa parte da população do mundo alimenta essa fantasia de que a felicidade mora além do horizonte. Esquecemos que quando partimos, nos levamos junto.
Trieiros, de Doró Cross Silva e Regina Galdino, fala disso e de muito mais através dos depoimentos coletados no interior de Goiás e na periferia de São Paulo.
Três mulheres muito simples com histórias parecidas e sonhos distintos tecem suas narrativas e, acompanhadas de uma sanfona, nos levam a costurar as nossas próprias vidas, bordá-las e por vezes remendá-las.
Envolvendo a platéia, quase na sua maioria acomodada no mesmo espaço do que as atrizes, essas mulheres enternecem a todos os espectadores que abrem seus corações e dividem seus devaneios, sem pudor, com todos os demais presentes. Vale tudo. Confissões, receitas de comida, aspirações.
Navegando entre o drama e a comédia, questões sobre o medo do desconhecido, a vontade de experimentar o novo, o conforto da vida entre os “nossos”, são os temas propostos pelo texto. A platéia envolvida com essas personagens tão doces e frágeis acaba participando, contando suas próprias experiências e enriquecendo o próprio texto que funciona como uma trilha aberta para as emoções mais puras.
Acompanhadas pela sanfoneira Duda Maya, as atrizes Doró Cross Silva, Juçara Morais e Soraya Saide – que sempre surpreende com a sua compreensão cênica – ficam à vontade para dançar, cantar e transitar com sabedoria entre os papéis propostos pelo texto e a função de pesquisadoras da alma humana.
A direção de Regina Galdino mais uma vez opta pelo respeito à delicadeza do texto e assunto e acerta. Como numa boa quadrilha, as cenas se desenrolam numa seqüência que todos conhecem muito bem e, mesmo na hora da chuva ou de enfrentar a cobra, todos reagem naturalmente e sobrevivem.
Quando o coração da platéia começa a ficar muito sobrecarregado, as personagens/atrizes servem doce de leite caseiro para acalmar os ânimos. Todos respiram aliviados e tudo acaba bem.


Serviço

Trieiros, dramaturgia Regina Galdino e Doró Cross Silva. Com Soraya Saide, Juçara Morais, Doró Cross Silva e Duda Maya. Direção Regina Galdino.

Viga Espaço Cênico
Rua Capote Valente, 1323. Sumaré. SP / SP
Tel.: (11) 3801.1843
Até 28 de setembro.

Teatro Arthur Azevedo
Avenida Paes de Barros, 955. Mooca. SP / SP
Tel.: (11) 2605.8007
Reestréia 03 de outubro.
TEMPORADA ENCERRADA

Nenhum comentário: